ADOECER NÃO É DIVERTIDO: Saiba como se prevenir das doenças

Adoecer não é Divertido e você deve estar cansado de saber disso, seja convivendo com a própria doença ou com a doença de amigos ou familiares.

Sabe como se prevenir?

Especialistas explicam: Mantenha seu sistema imunológico forte.

Sistema imunológico forte é a resposta

Manter o sistema imunológico forte é tão importante que, com seu organismo funcionando corretamente é possível ficar fora do alcance da PANDEMIA moderna que afeta grande parte da população: o câncer.

O sistema imunológico fraco nos deixa vulneráveis à gripe e a outras doenças. E a solução para esse problema não é APENAS combater com remédios.

Aliás, é importante ressaltar que a medicação pode ajudar no começo, mas, após certo tempo, deixa de fazer efeito, e o problema inicial reaparece, em geral pior do que antes.

Além disso, existem evidências que indicam que o uso excessivo de antibióticos e de outros remédios pode contribuir para o desenvolvimento do câncer.

Em seu livro: Super Imunidade, o autor Dr Joel Fuhrman diz que, ainda quando cursava a faculdade de medicina, em uma palestra sobre farmacologia o professor enfatizou:

 “Não tenham dúvidas: todos os remédios são tóxicos e podem até acelerar a morte de uma pessoa. Eles devem ser utilizados após uma análise cuidadosa a respeito da relação custo-benefício, porque todos oferecem riscos graves e consideráveis.”

Com o sistema imunológico fraco, uma infecção leve pode durar semanas; pior ainda, pode levar a graves consequências, como problemas cardíacos e distúrbios nervosos, ou se tornar uma infecção bacteriana de difícil tratamento, como uma pneumonia, capaz de colocar a vida em risco.


Leia Também: Emagrecer para Evitar um Ataque Cardíaco


É importante que mantenhamos nosso sistema imunológico forte. A gripe, por exemplo, pode se tornar uma doença prolongada e grave.

Dieta nem sempre ajuda e Adoecer não é Divertido

Isso mesmo! Dieta nem sempre é a resposta para se manter forte, pois, pesquisas mostram que a dieta moderna está causando uma redução trágica na competência imunológica.

Isso acontece devido ao aumento no consumo de alimentos processados, alimentos “falsos”, conservantes e todos os elementos causadores de câncer contidos neles, nosso ambiente alimentar atual está comprometendo nossa saúde.

Refrigerantes, açúcar e xarope de milho, além de outros adoçantes, ocupam agora uma grande parte da dieta causando carências nutricionais.

Essa mistura perversa de carências nutricionais aliadas ao uso exagerado e à dependência de medicamentos destrói nossa saúde conforme vamos envelhecendo.

A dieta moderna não é pobre apenas em alguns micronutrientes: é muito carente em centenas de compostos derivados de plantas benéficos para a imunidade. Não é uma questão de opção; é impossível ser saudável sem eles.

Como aumentar a imunidade

A ciência da nutrição tem feito grandes esforços e descobertas nos últimos anos, e se você aplicar essa nova ciência a suas escolhas alimentares poderá controlar o destino de sua saúde.

Neste momento da história da ciência da nutrição, existem indícios de que o sistema imunológico humano pode ser fortalecido para proteger o corpo contra doenças.


Leia Também: 8 Piores Alimentos Para o Emagrecimento


Isso é possível ao combinar alimentos ricos em poderosos fitoquímicos (que quer dizer química das plantas) e outros nutrientes que fortalecem a imunidade, é possível evitar a maioria das doenças modernas comuns.

Os fitoquímicos são compostos químicos bioativos importantes para o crescimento e a sobrevivência da própria planta; eles surgiram para o benefício do mundo vegetal.

No entanto, o sistema imunológico humano se desenvolveu de forma a depender desses fitoquímicos para funcionar adequadamente.

Hoje, grande parte da população consome alimentos processados, refeições prontas e fast food, e quase não ingere vegetais, cogumelos, leguminosas ou grãos.

Conclusão simples, a boa alimentação é o segredo da superimunidade ou imunidade forte, e isso é relativamente simples.

Os alimentos são sinônimos de saúde e imunidade forte

Sim. Os alimentos são sinônimos de saúde, e Adoecer não é Divertido, os vegetais, por exemplo, nos oferecem não apenas as funções nutritivas básicas, mas também um nível secundário de nutrição que adiciona uma camada complexa de resistência a doenças, além de benefícios para a longevidade.

Independentemente de quantas teorias alimentares existirem, quase todas concorda que os vegetais fazem bem.

Infelizmente, acima de tudo, a maioria das pessoas não come vegetais suficientes para causar impacto considerável em sua saúde.

Ao aderir ao consumo de vegetais, os seres humanos se permitiram tirar vantagem dos complexos compostos bioquímicos encontrados nas plantas, usando-os para manter o bom funcionamento das células.

É importante dizer que, dependemos das qualidades dos alimentos cultivados para nos sustentar, ou seja, a saúde dos alimentos que comemos determina nossa saúde.

Isso por que, quando ingerimos alimentos saudáveis, nós nos tornamos saudáveis; quando não os ingerimos, desenvolvemos doenças.

Basicamente, somos feitos dos alimentos que comemos. Como diz o dito popular: você é o que você come.

A solução é simples: só precisamos alimentar nosso corpo com combustível de qualidade, e isso significa os alimentos mais nutritivos. É preciso comer muitos vegetais.

Felizmente, eles têm poucas calorias, por isso podem ser consumidos em grandes quantidades.

Então o que devo fazer para ter a imunidade forte?

No entanto, como dito antes, Adoecer não é divertido e o Dr Joel Fuhrman (livro Super Imunidade) passa 5 regras para aumentar a imunidade e não adoecer ou adoecer o mínimo possível.

Aqui estão cinco regras simples que você deve memorizar se quiser ter um sistema imunológico eficiente:

  1. coma uma salada grande todos os dias;
  2. coma pelo menos meia xícara de cereais/legumes em uma sopa, salada ou outro prato uma vez por dia;
  3. coma pelo menos três frutas frescas por dia, principalmente frutas vermelhas, sementes de romãs, cerejas, ameixas e laranjas;
  4. coma pelo menos 30g de sementes e castanhas cruas por dia;
  5. coma pelo menos uma porção grande (equivalente a duas porções) de vegetais verdes crus, cozidos, ou em sopas e ensopados por dia.

Adoecer não é Divertido: Saiba como se prevenir das doenças

Em conclusão, lembre-se sempre que o sistema imunológico é como um anjo da guarda que nos protege dos riscos ao redor.

Entretanto, com a imunidade forte, você pode ter uma vida mais saudável e feliz, com mais conforto e produtividade.

Sandra Santos

Sandra Santos é administradora, professora, blogueira. Está na blogosfera desde o ano de 2015 como conteudista. Gosta de escrever conteúdos relevantes e informações preciosas.

Website: http://sandrasantos.net/

2 Comentários

  1. Pingback: Dica Fundamental Para Espantar a Tristeza - Viver em Jejum

  2. Pingback: A Dieta dos 17 Dias: Entenda como funciona - Viver em Jejum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *