Água e seus benefícios

Água é bom demais. Bom para a saúde. Bom para a memória. Bom para você.

Neste artigo vamos comentar sobre esse líquido tão gostoso e que traz tanta saúde: Água. O corpo é composto de cerca de 60% de água. A quantidade de água precisa ser ingerida de acordo com cada organismo e atividades exercidas.

Portanto, deve ser ingerida em equilíbrio para se tornar uma grande aliada, para o equilíbrio físico e psicológico.

A água é essencial para todos os tecidos corpóreos, atua no transporte dos nutrientes e auxilia na regulação da temperatura corporal. É fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção.

A água permite o transporte pela circulação das substâncias que são necessárias para o crescimento e a produção de energia, bem como a permuta de nutrientes e de metabólitos entre os órgãos e o meio externo.

Beber água é vital para emagrecer, assim como tomar chá verde.

Dentre as principais funções podemos destacar: Participa ativamente nas reações bioquímicas.Confere forma e estrutura para a célula.

  • Representa de 45-75% do peso corporal total;
  • Confere forma e estrutura para a célula;
  • O músculo contém cerca de 75% de água enquanto o tecido adiposo contém 15%.

Em indivíduos saudáveis, a ingestão de água é controlada pela sede e é no hipotálamo que ficam os centros de controle dessa necessidade.

A absorção da água é feita livremente por difusão através das membranas. Os sinais mais comuns de desidratação são: turgor da pele, urina concentrada, membranas das mucosas de boca e nariz secas.

É um bom hábito tomar, pela manhã, em jejum, um copo de água pura e fresca, e outro copo à noite, antes de deitar. Isso auxilia os rins e a bexiga em seu processo eliminatório e na regularização da temperatura do organismo.

Durante o dia, o consumo de água ideal é de, no mínimo, 2 litros, numa temperatura agradável. O hábito deve ser consumir regularmente, resulta num aspecto saudável, com pele sedosa e limpa.

FLUIDIFICADA

E quem não gosta de água pura, vale pingar gotas de limão ou colocar rodelas de laranja e morango. Dessa forma o líquido fica fluidificado.


Leia Também: Entendendo o Jejum Intermitente


COM LIMÃO

Com limão é um grande aliado para a limpeza do sistema imunológico.

E quando ingerida com as refeições reduz o índice de glicose no sangue, o que ajuda p corpo a diminuir a sensação de fome e o mantém saciado por muito mais tempo, contribuindo para a perda de peso.

QUANDO A ÁGUA PODE PREJUDICAR

A verdade é que beber água pode prejudicar e deve ser usada com critério pois, em excesso, pode sobrecarregar o rim ou eliminar os sais minerais do nosso organismo.


Leia Também: Será que sou obeso(a)?


É FOME OU SEDE?

Às vezes a pessoa tem sede, mas seu cérebro pensa que é fome. Se estiver nessa categoria, quando sentir fome, primeiro beba um copo d’água. Se a pessoa come quando na verdade está querendo é matar a sede, vai comer e repetir, mas não vai se sentir satisfeita.

Se, ao beber água, a fome não passar, então coma.

QUANTO BEBER POR DIA?

Essa pergunta é muito frequente e a resposta é NÃO TEM COMO SABER.

Todavia a quantidade diária que o ser humano necessita beber vai depender da idade, do sexo, da atividade física, do estado de saúde, do clima, do tipo de dieta alimentar, entre outras opções.

Isso porque existe vários fatores que pode interferir na resposta como:

  • Aumento da temperatura ambiente (estações do ano);
  • Atividade física;
  • Temperatura do corpo (febre);
  • Diarreia e vômito;
  • Grávida devem beber mais água;
  • Quem fica muito tempo em ambiente com ar condicionado tem que beber mais água;
  • Consumo excessivo de álcool ou cafeína.

Normalmente para pessoas com mais de 18 anos o normal é beber 2 litros por dia.

Entretanto, é necessário ingerir maior quantidade de água durante a gravidez, tendo em vista a formação do líquido amniótico e o aumento no volume de sangue.

Um líquido que pode ser uma grande aliada para o processo de envelhecimento saudável.

Então vamos aproveitar!

Sandra Santos

Sandra Santos é administradora, professora, blogueira. Está na blogosfera desde o ano de 2015 como conteudista. Gosta de escrever conteúdos relevantes e informações preciosas.

Website: http://sandrasantos.net/

1 Comentário

  1. Pingback: 17 Dicas para aumentar o poder saudável dos vegetais - Viver em Jejum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *