Conheça o Vegetal Amigo do Seu Coração

Os vegetais na cor verde são ricos em vitamina K, que mantém a saúde cardíaca.

Para o bem do seu coração, coma brócolis. E não só esse vegetal, mas tudo que é verde, como couve, agrião, espinafre, rúcula, por exemplo.

Esses alimentos são ricos, entre outros nutrientes, em vitamina K, que contribui para manter esse órgão vital trabalhando com eficiência.




Foi o que mostrou um estudo da Universidade de Augusta, nos Estados Unidos, feita com cerca de 770 adolescentes saudáveis com idades entre 14 e 18 anos, que foram acompanhados com exames periódicos de ultrassom.

Segundo a pesquisa, a vitamina K mantém o tamanho do ventrículo esquerdo do coração, parte responsável pelo bombeamento do sangue rico em oxigênio ao redor do corpo. Ou seja, níveis insuficientes dessa vitamina no organismo podem levar o ventrículo esquerdo a aumentar seu volume.

A vitamina K está presente também em frutas como ameixa, figo, uva e abacate, e ainda em queijos, iogurtes e outros produtos lácteos.


Leia Também:

Será que sou obeso(a)?

Entendendo o Jejum Intermitente

Calorias? Pare de contá-las e entenda o motivo


O lado esquerdo do coração funciona como uma locomotiva, levando sangue do cabelo aos pés de forma muito rápida. Por isso, é mais forte que o ventrículo direito, que tem a função de levar sangue para os pulmões.

Quando a pessoa enfarta do lado esquerdo do peito, quase nunca sobrevive.

Especialistas explicam que, ao contrário de quem sofre enfarto no lado direito do coração, que dificilmente causa morte

Esta dilatação no coração, como ocorre quando há deficiência grave de vitamina K, é algo que acontece também com pessoas que sofrem de doença de chagas, que fumam, que fazem uso de esteróides ou sofrem de hipertensão arterial.

BENEFÍCIOS

O poder da vitamina K, aliás, vai muito além dos benefícios para o coração,  sendo fundamental para a saúde óssea, por exemplo.

E como a gente faz para manter o estoque cheio dessa poderosa vitamina no nosso corpo?

Além dos alimentos verdes, ela está presente também em frutas como ameixa, figo, uva e abacate, e ainda em queijos, iogurtes e outros produtos lácteos que tenham passado no processo de fermentação.

E como o organismo funciona como um sistema complexo, qualquer alteração gera uma reação em cadeia.

Distúrbios gastrointestinais podem influenciar diretamente na absorção desta vitamina, além de problemas no fígado e no pâncreas.

Dietas com restrição de gordura também prejudicam a absorção da vitamina K por ela ser lipossolúvel.

VITAMINA PODEROSA




Ação no organismo

A vitamina K mantém o tamanho do ventrículo esquerdo, responsável por bombear sangue rico em oxigênio por todo o corpo. Se ela estiver deficiente no  organismo, pode gerar a dilatação dessa parte do órgão vital

Funcionamento

Pesquisas apontam que se o lado esquerdo do coração estiver dilatado, ele não funciona de forma adequada. A pessoa se sente sempre cansada, sem ar durante alguma atividade que exija esforço físico

Nos verdes

A vitamina K está presente em alimentos na cor verde escura, como brócolis, aspargo, agrião, rúcula, espinafre, couve, por exemplo

Onde mais

Ela está presente também em frutas como ameixa, figo, uva e abacate, e ainda em queijos, iogurtes e outros produtos lácteos que tenham passado no processo de fermentação




Sandra Santos

Sandra Santos é administradora, professora, blogueira. Está na blogosfera desde o ano de 2015 como conteudista. Gosta de escrever conteúdos relevantes e informações preciosas.

Website: http://sandrasantos.net/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *